sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O que é melhor para produtividade? Um tablet top de linha ou um notebook barato?

O que é melhor para produtividade? Um tablet top de linha ou um notebook barato?

Nexus 10
Com tablets cada vez mais caros e potentes surgindo no mercado e a queda nos preços dos notebooks, pode ser difícil decidir qual comprar. Entenda quais são as vantagens e desvantagens de cada dispositivo.
Tudo depende da maneira como você utilizará o aparelho, e as suas necessidades do trabalho. Um tablet é excelente para "consumir" conteúdo: ler emails, notícias, fazer pesquisas, além de ser pequeno, leve e portátil, sendo mais prático para levar em reuniões, por exemplo. Já um computador é mais funcional quando você precisa produzir o conteúdo: escrever relatórios, fazer apresentações de slides, mexer em planilhas, editar imagens, etc.
Para explicar melhor os aspectos a serem considerados, o site MakeUseOf fez uma lista das funcionalidades necessárias no dia a dia.

1 - Email

Gmail logo
O fator email é gera um empate, pois a rapidez das notificações no tablet e a facilidade de checar seus emails instantaneamente, sem ter que esperar o computador ligar, se iguala à praticidade de utilizar o email pelo PC, com as várias extensões disponíveis para Chrome e Firefox.
Tudo depende, novamente, de como você vai usá-lo. Para uma simples consulta e resposta rápida, o tablet leva a melhor. Porém, se você precisa responder a vários emails longos, então o notebook supera.

2 - Escrever

Swiftkey tablet
Essa é uma das maiores deficiências dos tablets e celulares. Escrever longos textos nesses dispositivos é cansativo e demorado. Mesmo com aplicativos de teclados muito bons, como o Swiftkey, nada se compara à rapidez de digitar em um teclado físico.
Há ainda uma solução: aqueles mini-teclados bluetooth para Tablets, que melhora significativamente a sua experiência escrevendo.

3 - Suíte de trabalho

Microsoft Office
Não existe atualmente um substituto para o Microsoft Office, portanto, o laptop leva a melhor nessa. Existem, porém, aplicativos que te ajudam a consultar o que você produz no Office, e a fazer pequenas modificações. Dentre eles o QuickOffice e o OfficeSuite Pro. Mas realmente nada supera Word, PowerPoint e Excel.

4 - Editar imagens, áudio e vídeo

Photoshop
As ferramentas para edição de imagem, áudio e vídeo em tablets são bem limitadas. Para fazer edições simples, claro, existem vários aplicativos. Mas para modificações e montagens complexas, somente com o laptop.

5 - Mobilidade e bateria

É bem imprático sair por aí levando notebook e cabo de carregador (além do peso extra). Um tablet é muito menor e discreto, sem contar a duração da bateria. Enquanto em um notebook você consegue no máximo 5 horas de uso contínuo, um tablet pode ser usado por mais de 10 horas.

6 - Trabalhos do dia a dia

Como falado no início da matéria, os tablets são péssimos para se produzir conteúdo. Programar, editar vídeo, fotos, som, escrever relatórios, tudo isso você precisa fazer em um laptop.
Então fica ao seu critério escolher qual o melhor para você. Claro que o ideal é organizar-se nas finanças e comprar os dois aparelhos, assim você terá todas as necessidades cobertas.
Vale ressaltar que, para que você tenha um bom desempenho, procure sempre aparelhos com um padrão mínimo aceitável. Tablets como o iPad, Surface, Motorola Xoom e as linhas Galaxy Tab e Nexus são modelos bem recomendáveis, pois quando se trata de tecnologia para trabalhar, comprar um dispositivo de baixa qualidade por causa do preço atrativo só leva a descontentamentos, e atrapalha mais do que ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário